*Texto publicado para a Coluna do Super ADM
Um dos caminhos para a perenidade de nossas vidas profissionais, apesar das crises e da competição no mercado, com certeza está no investimento em nossa marca pessoal.
Todos os dias, temos dezenas de escolhas a fazer e, para evitarmos o desgaste desnecessário e economizar energia, acabamos por nos apoiar e buscar marcas que nos são familiares e sinônimos de confiança. As empresas já entenderam o valor que as marcas proporcionam e por meio delas buscam transmitir sua essência e autenticidade e, ainda, buscam conquistar a lealdade de seu público. Por que então não aplicar a mesma lógica em nós mesmos, como profissionais?
Seja como freelancer, empreendedor ou profissional de uma empresa você com certeza quer se destacar da multidão e ser reconhecido e referenciado pelo seu público. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a entender e a aumentar o valor de sua marca pessoal.
- Pare e reflita:
Quem você é? Qual a sua essência, os seus valores e o que te torna único? A base para o sucesso de uma marca é a comunicação de sua verdadeira identidade e ações através de seus valores. Não aparente ser quem você não é. Você não conseguirá manter essa imagem e pode danificar a sua credibilidade.
Um exercício que pode ajuda-lo é tentar responder à seguinte pergunta: quem você escolheria como seu porta-voz para representá-lo em um concurso de seleção importante? Pense em pessoas que você admira, que te representem, sejam elas amigos ou famosos. Escolha 5 delas e as descrevam. Por meio desse exercício, você terá uma ideia do que é mais importante para você como valores.
2. Descubra o seu nicho
Esqueça a ideia de ser generalista ou querer agradar a tudo e a todos. Quando você encontra o seu público e direciona seus serviços/produtos e a comunicação para ele, você terá mais chances de fidelizá-lo, além de aumentar o valor percebido do que você oferece. Pense no caso de um serviço de fotografia. Será que uma noiva prestes a casar prefere escolher um bom fotógrafo ou um fotógrafo especialista em casamentos?
3. Posicione-se
Como um especialista no seu nicho, você quer que o seu público saiba disso. E o seu público também espera ouvir a sua opinião a respeito do assunto que você domina. Opine, debata, exponha o seu ponto de vista sem medo.
4. Seja consistente
Seja consistente com quem você é e use seus valores como a base das suas decisões. Reflita sobre a forma como você se conecta e interage com as pessoas, seja em um evento ou em suas publicações e posts nas redes sociais. Se uma marca não é consistente, ela gera desconfiança. Imagine se a cada interação com um produto de uma mesma marca, recebêssemos uma qualidade ou uma experiência diferente? Será que essa seria uma marca que confiaríamos?
Por isso, seja o exemplo de quem você fala que é em todos os momentos. Pense sempre na experiência que você promove a cada contato. Dessa forma, você gera confiança e conquista credibilidade.
5. Compartilhe e colabore
É dessa forma que crescemos de forma sustentável. Esqueça a formula que diz que temos que atropelar nossos concorrentes/colegas/chefe para chegar ao posto mais alto. Você pode até conseguir atingir o objetivo, mas com certeza não será sustentável, além de ser uma jornada muito desgastante. Sendo assim, cresça compartilhando conhecimento e colabore para que tenha sempre pessoas boas ao seu redor. Ao trabalhar desta forma, você sempre terá a oportunidade de aprender mais e crescer mais rápido.
Invista nesses 5 passos para valorizar a sua marca pessoal. Conte-me se você conseguiu alguma mudança na sua profissão e em como o mundo te vê! Se ainda não, então vamos conversar.
muito bom o seu artigo
Obrigada Janete!
Deixe um comentário