Eu preciso mesmo criar conteúdo?

março 12, 2018

Sim. Para ser autoridade em algum assunto, é preciso produzir o seu próprio conteúdo. Não necessariamente em formato de longos textos (que seja offline, para seus colegas em uma palestra, por exemplo). Compartilhar conhecimento é uma atitude imprescindível para aqueles que buscam serem procurados e lembrados por determinado assunto e considerados relevantes. É uma atitude que casa com a lógica do Personal Branding: servir, ajudar o outro.

A chave para criar conteúdo é compartilhar algo que ajude, informe, seja interessante ou entretenha. Sempre pense com a mente do seu público quando este precisa de respostas ou de ajuda em determinado tema. Quais perguntas geralmente chegam até você? Quais são as perguntas mais frequentes buscadas no Google relacionado ao tema?

Por exemplo, no meu caso, um empreendedor pode querer saber “Será que eu invisto na minha marca pessoal ou na da minha empresa?” (essa é uma dúvida frequente que surge nos meus cursos) ou alguém na área de marketing pode ter como dúvida “mas afinal qual a diferença entre o marketing pessoal e o personal branding?” (essa é uma pergunta frequente no Google sobre o tema). E esses se tornam então textos no meu blog (que depois se tornam vídeos ou imagens no Instagram).

 

Devo mesmo compartilhar o meu melhor conteúdo?

Sim. Assim como você, ele também quer encontrar respostas relevantes em um curto espaço de tempo, e se possível, na primeira página que clicar.

Lembre-se, a última coisa que ele (e você) procura é encontrar nessa busca uma página com um pitch de vendas em que o título foi criado apenas para ganhar cliques, com um conteúdo superficial.

Você pode até ganhar cliques, mas você está procurando por clientes ideais, não cliques. Para isso, é preciso educar o público sobre o assunto que você tem domínio para ajudá-lo em sua tomada de decisão de trabalhar com você (ou confiar em você). E ainda, mesmo que ele nunca compre algo seu, ele saberá a quem se referir quando tiver que indicar alguém que sabe sobre o assunto e se importa genuinamente em fazer com este ajude pessoas. E assim o seu cliente ideal chegará.

Se um amigo te pede uma ajuda, você provavelmente não hesita em dar o seu melhor para que ele alcance o desejado. Tenha essa postura também. O que você quer que o seu público alcance com o seu conhecimento? Esse conteúdo o leva de um ponto A a um ponto B (uma melhor posição)?

 

Não quero escrever com muitos detalhes e perder um cliente, já que ele não vai mais precisar de mim se ler esse texto.

O fato de você não compartilhar o seu melhor conteúdo por medo de perder o cliente não faz nenhum sentido. Se ele não estiver disposto a comprar, ele não irá mudar o seu comportamento só porque não encontrou toda a informação que queria com você. Provavelmente ele irá continuar buscando informações e conteúdo, mas agora não tendo você como referência e sim outra pessoa.

Para mim, conhecimento é energia, tem que fluir. E conhecimento não é escasso. Pensar com essa mentalidade faz com que você, sim, segure informações, pois acha que ela é única e não encontrará muita coisa relevante tão fácil.

É como aquele empreendedor que tem uma ideia e tem medo de compartilhar com o outro por medo. Ele segura a informação e ainda quer receber investimento, fazendo investidores assinarem um NDA (o que provavelmente vai fazer com que o investimento nunca aconteça). É como querer que o seu cliente o escolha sem que tenha sequer ouvido sobre o que você tem a oferecer e o quanto sabe sobre o assunto.

Se o conhecimento não flui, você não consegue conectar os pontos, crescer, atrair pessoas ao redor e você morrerá sentado em um baú de ouro.

 

Conteúdo sem estratégia? 

É uma perda de tempo e energia. A não ser que seja um hobbie.

Nesse texto eu não quis dizer que você deve dedicar todo o seu tempo oferecendo conteúdo por aí. Ou que mesmo deve fazer palestras por todos os lados e para todo mundo. Você deve ter uma estratégia, foco e objetivo definidos. O que eu quero alcançar? Quem eu quero atrair?

 

Não seja mais um fazendo barulho nas redes

Por favor. Eu sou defensora da comunicação com relevância. Ou seja, na era da informação (e do barulho) ao dizer menos e com mais significado, você provavelmente terá mais credibilidade e será mais ouvido com o tempo. Quantidade não é sinônimo de qualidade.

Se o seu conteúdo é relevante, você ganha credibilidade porque o leitor entende que você sabe do que está falando. Além disso ao experimentar um pouco do seu conhecimento e até mesmo o seu estilo, seu público ideal saberá que você é a escolha certa.

 

Por onde começar?

  • Definindo público que quer atrair e colocando-se no lugar dele. O que eu quero que ele aprenda comigo dessa vez?
  • Depois, defina qual o tipo de conteúdo você quer produzir e com o qual você mais se identifica (texto, video, áudio, imagem)?
  • Comece pequeno e tenha disciplina de entregar essa promessa consistentemente. Que seja um parágrafo, todo mês. Assim, as pessoas vão começar a esperar por você todo mês para receber aquele conteúdo, que você colocou todo o seu pensamento e esforço com uma intenção genuína de ajudá-las.
  • Não tem inspiração? Eu também não. Não toda semana. Sente na frente de um computador ou caderno e enfrente a página em branco por alguns minutos. É doloroso de vez em quando, mas com certeza algo sairá dali. Acredite, é mais esforço e disciplina do que inspiração.
  • Não seja perfeccionista. Uma dica que ajuda: escreva sem reler ou editar o que já foi escrito. Não se limitar pode fazer com que você se expresse com mais facilidade.

 

Você acha que não tem valor e que ninguém vai querer ouvir o que tem a oferecer?

Primeira sugestão, invista em um processo/estudos de Personal Branding e mude essa perspectiva. De verdade. Eu já estive aí. O que acontece é que ainda possuímos o vício e a mentalidade ultrapassada de um mercado que compara todas as pessoas pelo número de anos em determinado cargo. O que não faz mais sentido nenhum, afinal não estamos mais na era da produção em massa.

Todos nós temos valor para alguém, para algum segmento, algum público em algum lugar. Você só precisa encontrá-lo.

E a melhor forma de encontrar a sua audiência certa é compartilhando o que você tem de valor de forma consistente. Com toda certeza, isso facilitará que ela o encontre.

Quanto à produção de conteúdo não há segredo e sim força de vontade. Dê o primeiro passo. Pequeno e um de cada vez. E tente ser consistente, criando um hábito em torno dele.

Nós precisamos do que você tem de mais relevante. Compartilhe!

Sobre Juliana Saldanha

Sou Estrategista em Personal Branding.
Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável.

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2 comentários

  1. Sensacional o artigo! Definir a persona e ter empatia, o olhar com os olhos do outro é a melhor dica para iniciar a produção de conteúdo;)Obrigada por compartilhar sempre!

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Sobre Juliana Saldanha
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