Linkedin: Um dos touchpoints da sua marca pessoal

agosto 15, 2017

Aproveitando que essa semana fiz um post sobre um dos pontos que eu acho falho no uso do Linkedin, vou dar algumas dicas sobre o uso dessa rede de network que nos ultimos tempos teve melhora significativa no que se diz respeito a usabilidade (apos a compra pela Microsoft)

Fazendo um link com o Personal Branding, o Linkedin assim como outros canais online pode ser parte da sua estratégia de comunicação. Personal Branding é a gestão da sua reputação, da sua influência em determinado segmento. E assim como o Branding de uma empresa, é um sistema complexo. Ou seja, a percepção e experiência de um usuário com uma marca pode se dar por diversos pontos de contato: seja ao ver uma logo, ao acessar o site ou ao utilizar o serviço. Assim também acontece com a sua marca pessoal. A sua reputação é consequência de diversos comportamentos, seja no mundo online ou offline.

Dependendo da sua audiência, o Linkedin será um dos seus principais canais de comunicação da sua marca pessoal. Mesmo que esse não seja o caso, ter o seu perfil completo e bem escrito é essencial, além de ser o primeiro cartão de visitas online, ele é muitas vezes a porta de entrada para diversas oportunidades.

Da mesma forma que causamos uma primeira impressão e somos, consciente e inconscientemente, avaliados durante uma primeira reunião, o mesmo acontece no mundo online. Sendo assim é importante cuidar de todos os pontos de contato e acesso do seu público com a sua marca pessoal para transmitir a credibilidade que você precisa para os seus negócios.

De maneira geral, tenha em mente que o que buscamos em qualquer perfil é responder a esses pontos:

  • Quem é você?
  • O que você pode fazer por mim?
  • Você tem credenciais do que você diz que pode fazer?
  • Quem mais endossa a sua expertise?

 

Abaixo estão os principais pontos para completar o seu perfil:

 

Headshot: é o espaço que é encontrado ao se fazer uma busca por profissionais. Inclui o seu nome, foto, headline, localização e indústria em que está inserido.

Foto do perfil: Complete com uma foto que seja adequada para um ambiente profissional, com boa nitidez e qualidade e que traga de alguma forma a sua identidade. Perfis com fotos são vistos 14 vezes a mais. Boa qualidade e posturas profissionais são essenciais. Outra dica é manter a consistência no padrão de fotos em todas as suas redes sociais.

Headline: Inclua o nome da sua empresa como seu headline apenas se essa marca for reconhecida e respeitada. Caso contrário, você estará perdendo um importante espaço de visibilidade para comunicar o seu trabalho. De maneira geral, tente responder às perguntas: quem é você e o que você faz. Você também pode deixar claro qual a sua proposta de valor e promessa de marca, dizendo o que você pode fazer para a sua rede. Apenas inclua o nome do seu cargo/posição se as pessoas entenderem o que significa.

 

Sumário

Uma das sessões mais importantes do seu perfil, esse é o espaço em que você pode contar a sua história tendo sempre em mente o interesse do seu público. Algumas perguntas que podem ajudar: Porque você está aqui? Qual a sua história? Porque devo confiar em você? O que já realizou? Onde quer chegar? Como pode me ajudar?

Escreva em primeira pessoa para se conectar de forma mais pessoal ao leitor. Se possível, deixe a sua personalidade ser notada pela sua forma de contar a sua história.

Dica: As duas primeiras linhas são as mais lidas pelo público. Então vá direto ao ponto e aproveite esse espaço para chamar atenção.

Lembre-se de usar palavras chaves relativas à sua indústria e às suas atividades. E não se esqueça de checar a sua gramática.

 

Complete seu perfil com suas experiências profissionais. Invista um pouco a mais de tempo para descrever as atividades que realizou em cada função e o que conquistou em cada uma delas. Deixe claro as suas principais habilidades e complete com outras informações tendo em mente qual a sua promessa de marca e o que pode ser relevante para endossá-la.

Tenha em mente de que o Linkedin é o seu network no mundo online. Explore o da melhor maneira possível e qualidade sempre será melhor do que a quantidade de contatos. Não saia adicionando e aceitando todo e qualquer contato, afinal, você estará de alguma forma associado a ele e algum dia pode ser requisitado a recomendálo. Claro, o Linkedin também pode e é bastante utilizado para prospecções comerciais, sendo assim, tenha como boa prática sempre deixar uma mensagem junto ao pedido de conexão explicando quem você é o que espera/motivo dessa interação.

Como toda e qualquer outra rede social, seja relevante no seu conteúdo oferecendo valor à sua audiência, e não apenas autopromoção. E lembre-se, aja de forma sustentável e construa a sua rede de contatos enquanto não precisa dela.

Sobre Juliana Saldanha

Sou Estrategista em Personal Branding.
Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Toda semana eu compartilho minhas melhores dicas e reflexões sobre branding pessoal e empreendedorismo. É um conteúdo legal mesmo! Assine aqui pra receber
100% privacidade.Sem Spam.
Sobre Juliana Saldanha
Olá! Eu sou a Juliana e Juliana Saldanhasou Estrategista em Personal Branding. Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável. Leia mais sobre mim.

Quer ser o número 1 na mente do seu público?