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O que é Personal Branding x Marketing Pessoal

O que é Personal Branding x Marketing Pessoal

– Poxa Ju, vi que agora você trabalha/fala sobre o tema Personal Branding. Muito interessante. Estou precisando melhorar meu marketing pessoal, é isso que você faz, certo?

Então, não necessariamente.

Ao falar sobre esses dois conceitos a melhor forma de entender é fazer uma associação entre o conceito de branding e marketing para as empresas.

Quando você pensa em marcas como Uber, Starbucks, NASA, Mc Donalds, Zara, alguma reação, sentimento ou pensamento lhe vem à mente. Sejam estes positivos ou negativos. Essa resposta emocional causada por uma imagem ou nome de uma empresa, produto ou pessoa em particular é denominado branding.

Já o marketing pode ser compreendido como a arte de satisfazer as necessidades do cliente. É um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para que o produto-serviço atinja o mercado.

Podemos dizer que o branding é estratégico e o marketing é tático.

Quer aplicar o Personal Branding na prática? Faça a inscrição no meu workshop nesse link aqui

O Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. É você gerir os sinais que você emite e ter maior controle da resposta emocional que você gera em outras pessoas ao ouvir seu nome, ao ve lo online ou ao conhece lo em um evento. Ou seja, é a gestão da sua reputação.

Personal Branding envolve voce descobrir e gerir o conjunto de coisas que o torna único para conquistar relevância e influência para determinado público alvo no Mercado, seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como um determinado nicho no Mercado global.

Sgnifica você gerenciar a sua identidade, posicionamento, sua mensagem, propósito e experiência que promove ou quer promover ao outro. É você ter controle da sua reputação sendo você mesmo. Com suas falhas, forças, personalidade e espontaneidade. Eu resumo o processo nessa imagem:

 

 

Então porque Personal Branding não é sinônimo de marketing pessoal?

Porque o marketing pode ser parte do processo, como estratégia da comunicação para o seu público alvo. Todos nós fazemos marketing pessoal, seja ao fazer uma entrevista de emprego, ao publicar um status no Facebook ou ao conhecer um cara/moça interessante. O Personal Branding é um conceito mais amplo.
Já o marketing pessoal é a ponte que comunica a sua marca pessoal para fora.

Marketing Pessoal online

O termo Marketing Pessoal para muitos é relacionado principalmente à utilização diária de mídias sociais, de estar presente na rede. O que não é necessariamente fundamental para a gestão da sua marca pessoal. A comunicação é importante, mas ela pode acontecer via outros canais. Ela pode acontecer um a um, com seus clientes ou com seus funcionários na empresa.  Em uma reunião interna ou com os amigos. A sua estratégia pode ser o relacionamento e o marketing pode acontecer pelos próprios clientes ou parceiros. Quantos empreendedores “low profile” que não estão na mídia, e até optam por não estar, ainda sim possuem uma reputação sólida sendo sempre lembrados?

O fato de eu estar sempre nas redes sociais e ser bem aberta com relação à minha vida não é regra e não tem a ver diretamente com uma estratégia de Personal Branding. Tem a ver com a minha personalidade. E não, você não tem que ser assim para ser reconhecido. O processo de construção de reconhecimento, seja ela de empresas ou pessoas, é um processo que não acontece do dia pra a noite, envolve coerência e consistência, cumprimento de promessas, gestão de relacionamento e, claro, estratégia.

Para mim, a marca é um quebra-cabeça. Não só porque você se comunica bem você terá relevância. Ou, não só porque você é autêntico você será lembrado para uma determinada função. Ou ainda, só porque você trabalha sua identidade visual (site, cartões ou suas roupas) você será memorável. É o conjunto de vários fatores. Ou melhor dizendo, é a sua proposta de valor combinado com a experiência que você promove ao outro que proporciona, ao longo do tempo, a solidificação da sua marca.

Leia: Qual experiência você promove? 

Sim, a mesma lógica aplicável a uma empresa que quer entregar algum valor e quer que o seu público o reconheça por isso pode ser aplicada a pessoas. O trabalho é árduo. Mas os benefícios são recompensadores.

A clareza da sua marca pessoal e a gestão dela com certeza te trará mais clareza na sua visão e direcionamento como empreendedor/profissional. Ou ao menos contribuirá com a fluidez nesse processo no dia a dia.

Viver de forma íntegra com sua identidade é bom demais. Aliado ao posicionamento e comunicação, pode te levar onde você quiser chegar.


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  1. CarlosSilva

    30 janeiro

    gostei desse artigo,vou colocar em pratica o que eu aprendi através desse ensinamento. uma pergunta? posso divulgar este artigo nas redes sociais para que outras pessoas vejam.

    • Juliana

      28 fevereiro

      Oi Carlos,
      Claro! 🙂
      Se quiser bater um papo a respeito, só me enviar um email! Feliz que está colocando em prática!

  2. Artigo muito interessante, irá me ajudar muito em um projeto que estou desenvolvendo.. obrigado pelo post..

    • Juliana

      28 fevereiro

      Que bom que achou útil Miguel!

  3. Gerson

    7 março

    Parabéns Juliana!!’ Claro e esclarecedor.

    • Juliana

      7 março

      Obrigada Gerson!!

  4. Mariana Rinco

    14 junho

    Parabéns Ju pelo excelente artigo!! Claro, sólido e muito, muito esclarecedor!! Também quero por em prática desde já! Parabéns! 😉

    • Juliana

      15 junho

      Super obrigada, Mari!! Fico feliz!

  5. Anne

    24 setembro

    Oie Juliana,

    Primeiro quero agradecer pelo excelente conteúdo, você foi objetiva e simples, ficou muito fácil para qualquer um entender =D

    Estou começando nessa área e seu blog já está na lista dos meus favoritos =)
    Abraço.
    >> annelira.com

    • Juliana

      24 setembro

      Oi Anne,
      Obrigada pelas palavras e fico feliz que esteja indo nesta direção! Te desejo muito sucesso e fico a disposição.
      Abraços

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