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Posicionamento: você o tem definido ou ainda tenta ser tudo para todos?

 

Quando pensamos em empresas e marcas, o posicionamento é parte intrínseca da estratégia do negócio. Caso contrário, o negócio encontrará muita dificuldade em estabelecer relações perenes e engajamento de seus clientes. A marca que é tudo para todos encontra dificuldades em estreitar laços fortes

Com a mudança das relações profissionais, o dinamismo de mercado e a fusão das antes tradicionais funções (agora não mais amparadas em diplomas e certificados e cada vez menos definidas) se torna cada vez mais importante nós termos clareza e controle de nossas jornadas na vida profissional, ou seja, é preciso sermos CEOs de nós mesmos.

Em um ambiente menos previsivel, ter clareza da sua identidade e posicionamento traz uma naturalidade em nossas ações e tomadas de decisões, assim como na maneira como nos comunicamos. A auto consciência nos possibilita termos controle e consequentemente sermos coerentes e consistentes em nosso dia a dia, com ações que endossam nossa marca pessoal, ou nossa reputação.

Além disso, a clareza do posicionamento nos ajuda a trilhar caminhos diferentes e a encontrar um pedaço de oceano azul mesmo em mercados tão competitivos. Isso porque cada um de nós, mesmo executanto funções similares, possuímos uma bagagem e conjunto de caraterísticas, personalidade, propósito que nos torna único na maneira como executamos determinado serviço ou resolvemos determinado problema.

Nós somos diferentes e o reforço de nossa marca pessoal nos torna mais confortáveis ao levantar as bandeiras pelas quais lutamos e a nos aproximar dos nichos que definimos como nosso. Novamente: você tem uma combinaçao única de vários fatores e um propósito que também lhe é unico. Ao vivê-los de maneira plena, consciente e ao comunicá-lo de maneira clara, engajamos pessoas ao nosso redor que também querem ser parte do que propomos.

Aqui compartilho um exercício para reflexão. Após o trabalho de descoberta da sua marca pessoal (Lembrando, sua marca pessoal é composta de seu caráter, competência e carisma. É quem você é, o que você faz e porque você é especial), um próximo passo importante é definir onde você está ou quer estar, é reinvindicar a sua marca.

A declaração de posicionamento é a sua promessa de valor. É o que o torna único e relevante para o seu objetivo.

E como promessa, as pessoas com as quais você se relaciona ou quer se relacionar terão expectativas. E a entrega dessa promessa de forma consistente o tornará relevante naquele determinado setor ou indústria.

posicionamento-marca-pessoal

Para se tornar autoridade em determinado assunto ou indústria devemos deixar claro nossos valores e no que acreditamos. É necessário posicionar-se.

Muitos pensam que esse assunto está relacionado a um aspecto comercial. Entretanto a declaração do seu posicionamento não está relacionado a um pitch de vendas. Lembre-se o foco aqui não é você e sim o outro: como você faz o outro se sentir e qual valor entrega àqueles que o cercam.
Deixe de lado aquela história “Eu serei o que você precisar que eu seja” e escolha um caminho para ir em frente. Dentro de você, você sabe o que você quer fazer e o que lhe inspira. Siga essa intuição e o declare para o mundo.


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