943 mil seguidores em 1 semana – O que podemos aprender com Manu Gavassi

fevereiro 14, 2020

Eu sei, talvez essa conquista não seja a sua aspiração de vida. 

Mas para a Manu Gavassi, essa conquista faz parte dos seus planos (muito bem traçados) como artista.

O grande alvoroço aconteceu no Instagram: mesmo confinada no BBB, Manu continuou “onipresente” aparecendo não só na TV, como também no Instagram. 

De forma planejada (e agendada), Manu publicou uma série de vídeos da sua minissérie, curtos e engraçadinhos, comentando sobre a sua participação no reality show. 

No alt text provided for this image

O auge do alvoroço, dando sequência às publicações, aconteceu com o anúncio do lançamento do seu novo videoclipe “Áudio de Desculpas” que eu 2 dias teve mais de 1 milhão e meio de visualizações. 

Lançar um videoclipe durante o BBB?

Sagaz. Criativo. Estratégico.

Movimentos bem pensados de quem realmente definiu um SENTIDO para a sua participação no reality. Movimentos que reforçam a ideia de que “A fama pela fama não vai me trazer o sucesso na carreira”.  A visibilidade abre portas, mas para mantê-las abertas, é preciso trabalho e entrega. 

Além da estratégia de marketing do seu trabalho, Manu Gavassi também é a representação de alguém que tem consciência do poder da sua marca pessoal. 

O seu visual excêntrico, o ar de sagacidade misturado ao seu “jeito desajeitado”, a forma debochada como lida com as críticas e suas fraquezas (como a sua necessidade de autoafirmação e reconhecimento), a profundidade de suas reflexões e a consciência de suas ações nos deixam vi-dra-dos. 

No alt text provided for this image

Hoje, a verdade nua e crua é o que buscamos. E a capacidade de se despir e expor toda a sua verdade para milhões de pessoas é de uma tremenda coragem.

O risco? O impacto do que a imagem, as associações à marca BBB e algum deslize de comportamento podem fazer a uma artista que passou toda a sua vida batalhando pelo sucesso na sua carreira.

Mas…Será que a Manu é de verdade?

Muitos questionam a autenticidade do seu comportamento. As caras e bocas já renderam muitos memes (que geram ainda mais visibilidade nas redes) e o jeito desengonçado e suas falas também foram apontadas como “forçadas” e bem ensaiadas.Eu não a conheço. Eu também não passo horas assistindo BBB. 

No alt text provided for this image

O que eu sei é que a fala que é de verdade, vibra dentro do peito de quem ouve. A gente sente. E a gente vê o brilho nos olhos de quem fala.

A Manu é roteirista, atriz, criativa, escritora e um excelente comunicadora. Não é que ela não seja verdadeira, mas sim, ela pode ser mais intencional em suas ações do que o restante de nós. Como qualquer influenciador digital ela sabe os seus melhores ângulos, o que desperta a atenção, o que entretém, o que é mais aceito e o que não é tão bem aceito. Como uma ótima roteirista e diretora de seus projetos, ela pode também ser diretora da sua própria passagem pela TV, para que nada seja em vão.

Influenciar passa por ter consciência do que o torna influente. E não há mal nenhum nisso, quando usado para o bem (e ela vem usando, disseminando mensagens conscientes de como podemos ser melhores uns com os outros no meio digital – #pormaisfadassensatas).

Sim, eu sei, essa linha da autenticidade é bem tênue.

E quanto ao seu sucesso atual? 

Pode até ser que o sucesso aconteça do dia para a noite. Mas são aqueles que tem os bastidores preparados que conseguem sustentar o que a grande visibilidade pode trazer. No caso da Manu, transformar essa oportunidade em A oportunidade se traduziu em um plano de comunicação bem orquestrado, bem humorado e no timing certo. Plano de alguém que sabe o que quer.

No alt text provided for this image

E para ela e para todos nós que nos expomos, sempre fica um ALERTA ⚠️:

O risco de apenas alimentar o público e esquecer de alimentar a alma. A armadilha de se prender ao personagem pelas expectativas geradas e de controlar cada movimento, nos desviando do que é a vida real: aquela que acontece nas sutis entrelinhas e que pode não ser captado por aqueles que estão no “total controle” de tudo.

Fora isso, o que tenho a dizer é: Você está de parabéns, Manu.

E você, o que acha da Manu Gavassi? Compartilhe aqui sua opinião 👇

______

Texto original extraído da minha newsletter. Assine aqui para receber as próximas. 

Sobre Juliana Saldanha

Sou Estrategista em Personal Branding.
Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Toda semana eu compartilho minhas melhores dicas e reflexões sobre branding pessoal e empreendedorismo. É um conteúdo legal mesmo! Assine aqui pra receber
100% privacidade.Sem Spam.
Sobre Juliana Saldanha
Olá! Eu sou a Juliana e Juliana Saldanhasou Estrategista em Personal Branding. Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável. Leia mais sobre mim.

Quer ser o número 1 na mente do seu público?