“Eu não gosto de gerar expectativas” é a sua desculpa? Porque você deveria prometer mais.

agosto 6, 2018

“Eu prefiro não criar expectativas sobre mim” É uma frase que eu ouço bastante.

E é compreensível. Eu também já a disse diversas vezes.

Não gerar expectativas (conscientemente, porque todos nós necessariamente já as geramos ao ter contato com o outro) é confortável. É estar seguro e “isento” de possíveis falhas e decepções que podemos causar no outro, caso a nossa promessa por algum motivo não seja cumprida.

E pensar na possibilidade de ser uma decepção é assustador.

Afinal, queremos ser aceitos, queremos ser os melhores no que fazemos e, imaginar o outro não falando bem de nós e da nossa entrega, é vergonhoso.

Assim como ao gerir uma empresa, falhar como profissional ou como ser humano, é parte do processo de crescimento.

Não se desafiar por esse medo, é não ir além do que você acha que consegue. É não utilizar todo o seu potencial. É contentar-se com a zona de conforto.

O que precisamos é ter a coragem de não sermos medianos.

De não nos contentarmos com o meio termo e de não sermos apenas mais um na multidão.

 

“Underpromise and Overdeliver

É preciso deixar de lado essa filosofia: prometa abaixo do esperado e entregue mais.

Ao não prometer, você não gera expectativas.

E ser under expected é ser subestimado.

É aceitar que não se espera que você faça ou alcance algo que você sabe que tem a capacidade de fazer ou alcançar.

Quando você é subestimado, você também é por vezes subvalorizado, menosprezado, prejudicado e frequentemente pago menos do que deveria.

E você NÃO QUER fazer parte desse ciclo.

Você quer chegar a um próximo nível e crescer: seja no poder que tem em mãos ou no reconhecimento do seu valor.

 

“Overpromise and overdeliver”.

Esse é a mentalidade que deveríamos absorver. Ou seja, prometer e entregar a um nível acima do que é esperado.

As expectativas geradas tem que casar com as entregas.

E para que as entregas sejam maiores (e o reconhecimento delas também) é preciso que você se desafie a prometer um passo além do que o que faz hoje.

Conscientemente e com responsabilidade, claro.

Porque todos nós somos capaz de “extrair” um pouco a mais de conhecimento e habilidades para entregar o que nos propomos ao outro. Às vezes só é preciso uma ajudinha externa para que isso aconteça. E a promessa feita é exatamente essa pressão externa.

Leia também sobre alguém que prometeu sem responsabilidade: 3 Erros de Elizabeth Holmes, de Bilionária do Vale do Silício à Fraude

 

Uma marca é uma promessa

E marcas de sucesso cumprem consistentemente suas promessas e, assim, criam valor de marca.

A promessa é o benefício tangível que torna um produto, serviço ou PESSOA desejável.

Ao ter a promessa cumprida, você cria confiança, sabe que pode contar com ela e por isso passa até a recomendá-la a amigos.

Exemplos, no que se diz respeito a marcas de empresas:

Você sabe exatamente o que pode contar ao entrar em uma Starbucks (em qualquer loja, em qualquer lugar do mundo). Sabe exatamente o tipo de experiência que terá.

“Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez.” é a promessa da Starbucks.

A empresa se destacou como uma marca de estilo de vida que busca trazer muito mais para o mundo do que uma ótima xícara de café. Por isso, foca tanto na experiência proporcionada com o serviço e o ambiente. O que não deveria ser diferente, visto qual a sua promessa de entrega..

“Para trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo.” é o que move a Nike.

E o seu foco é fazer com que essa promessa seja cumprida não só por meio dos seus produtos, mas também em sua comunicação ou na experiência de relacionamento com o público.

A marca deve viver a sua promessa e o seu papel é mantê-la viva na mente do seu público alvo.

E o fato de essas empresas fazerem grandes promessas, gerarem expectativas e cumprirem, consistentemente, é que as tornam relevantes.

 

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Qual a sua promessa?

A mesma lógica se aplica a você.

A valorização da sua marca pessoal aumenta à medida em que você promete e cumpre com as suas entregas consistentemente, e se desafia fazê-la a um nível cada vez maior.

Todos nós queremos ser mais valorizados. Cada vez mais.

Aumente as expectativas com relação a você.

Compartilhe todo o seu conhecimento, quem você é, o que você já alcançou, o que você entrega, a experiência de se relacionar com você. E exponha tudo isso com qualidade e intenção.  

 

Muito valor, mas pouco valorizado?

Eu sei que você que está lendo esse texto tem MUITA relevância no seu contexto de atuação e executa muito bem o que se propõe a fazer.

Mas eu também sei que você poderia ter ainda MAIOR alcance e receber ainda MAIOR reconhecimento do seu público.

 

Algumas razões que o IMPEDEM de prometer e gerar expectativas sobre você:

 

1) Abordagem “Deixe a vida me levar”

Você diz que não promete, pois ainda não sabe aonde quer chegar com o que faz.

Diz que pode mudar de ideia já que não tem certeza se é isso que quer.

Mas adivinhe: muitos também não tem certeza, até o momento em que o reconhecimento chega e você “se encontra”, realizado.

Entretanto, se você não se comprometer (e prometer) com a possibilidade, os resultados não serão os mesmos.

“Pra quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve”. Mas provavelmente esse não será o que o levará ao sucesso.

 

2) Autopromoção, um mal entendido

Temos enraizado em nossas mentes a figura do vendedor chato, tentando nos enganar, empurrando algo sem valor para a compra. Da mesma forma, temos a imagem daquele cara chato, que se gaba e fala sobre si a todo momento e que ninguém quer ter por perto.

Para ter uma marca relevante, não é necessário se autopromover a todo momento. E quando preciso, é possível fazê-lo de forma não arrogante ou irritante.

Eu falo mais sobre isso aqui: Trabalhe muito, fale pouco (Eu preciso mesmo me autopromover?

 

3) Medo do erro

Não querer falhar pode ser o que o impede de prometer. Você acha que a sua entrega não é suficiente ou nunca está pronta, da maneira como você imagina que deveria ser. Você então subestima a sua marca para que não haja esse risco. O medo da falha é um dos empecilhos do sucesso.

 

4) Não tenho nenhum diferencial

Talvez você se veja como mais um na multidão, sem nada de especial e, por isso, não vê sentido em gerar um grande alarde sobre o que você oferece.

Entretanto, é preciso lembrar da mentalidade do Personal Branding: você é único e é exatamente isso que o torna especial.

Mesmo com milhares de pessoas em uma mesma função, você tem a SUA forma de fazer e a SUA perspectiva, o que acontece pela soma da sua história, personalidade, habilidades e conhecimentos, que é diferente de todos os outros. Valorize-a.  


5) Mais Responsabilidades

Talvez você não queira assumir mais responsabilidades, e continuar fora das holofotes ou da pressão gerada pela expectativa seja a melhor forma.

Como disse o querido Homem Aranha: Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

Qual o poder que você quer ter?

 

6) Zona de conforto

Prometer é desconfortável. Você não sabe o que irá atrair como desafio. Você se questiona, duvida que é capaz e por vezes acaba deixando como está.

Afinal, ter controle sobre tudo é aliviante. Mas pode também impedi-lo de ir além.

 

7) Querer agradar a todos

E por isso você não quer correr o risco de decepcionar o outro com a sua falha.

Pode ser também que você faça mais do que o combinado e se desgaste em algum momento dessa jornada, de tanto fazê-lo.

Querer agradar a todos é o grande risco de marcas (de pessoas e de empresas). Além de ser utópico, você não será relevante de forma significativa para ninguém. Já que o meio termo é a região segura, mas a que menos engaja.

 

Personal Branding: A gestão da sua marca pessoal

Com a consciência de sua marca, você tem a consciência do que os outros esperam de você. E sabe exatamente o que entregar de valor, para então ser valorizado.

O Personal Branding é saber criar e gerir expectativas, e então ter maior valorização pelo seu público por ser exatamente quem você é e entregar o que você se propõe.

Todos nós precisamos ter mais acesso para nos beneficiarmos do que você tem a oferecer.

Por isso, PROMETA mais (porque eu sei que você consegue entregar)

 

Sobre Juliana Saldanha

Sou Estrategista em Personal Branding.
Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável.

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