O Personal Branding é um conceito mais amplo. É quem você é, o que o torna único, de que forma você se posiciona, o que você promete ao outro e a forma como você se relaciona na entrega dessa promessa.
Ele concentra-se na definição da sua essência e filosofia a longo prazo e na gestão de vários elementos relacionados a ela, para que sejam coerentes com quem você é, na sua essência.
Já o marketing pessoal é a ponte que comunica a sua marca pessoal, a sua essência, para fora. É o conjunto de táticas que você utiliza para atrair visibilidade para sua marca, seja de forma offline ou online. Ele se concentra na forma como a marca atinge e se comunica com o mercado.
O marketing é uma atividade altamente focada, principalmente direcionada para o exterior. Ele leva o público a agir. O branding é mais amplo e interage com todos os usuários conectados a ela, interna e externamente. Ele leva o público a sentir.
Mesclar os dois conceitos é natural, já que há sobreposição entre as duas disciplinas.
Isso porque as melhores estratégias de marca geralmente ganham visibilidade porque possuem boas estratégias de marketing e as melhores estratégias de marketing são mais impulsionadas por aqueles que possuem boas estratégias de marca.
Quer ler mais sobre o assunto? Acesse o meu texto no blog.