Necessidades: Como Mapeá-las e De Que Forma Afetam a sua Tomada de Decisão

maio 14, 2018

Como sabem, os primeiros passos na jornada em Personal Branding envolvem o entendimento de qual a sua essência, de quem você realmente é.

A sua identidade é a base mais sólida e verdadeira, sobre a qual podemos construir uma estratégia de posicionamento e comunicação. A sua identidade é o que o torna único e é, por isso, tão importante para o processo. Afinal, ter uma marca única muda a sua perspectiva e a perspectiva do mercado quanto ao valor que você tem a oferecer.

(Caso ainda não tenha lido, recomendo:  Branding pessoal, As Primeiras Perguntas Para Você Sair do Lugar)

A nossa marca pessoal estará a todo momento se relacionando com outras marcas, desde a empresa na qual trabalhamos, aos primeiros colaboradores de um novo negócio, ao nosso parceiro de vida ou à marca de roupa que escolhemos.

Essas relações ou a escolha delas suprem alguma necessidade que temos por determinado tempo. Nesse caso, quando o benefício é mútuo, a relação é duradoura. Cada marca, na minha visão, pode ser considerada uma entidade separada, de certa forma completa. Cada marca, para ir além, irá então se conectar e se desconectar por razões ou necessidades específicas.

Saber quais são as nossas necessidades (que variam com o tempo) ajuda nas tomadas de decisão sobre a direção que precisamos seguir ou as marcas com as quais nos envolvemos.

Necessidade é a falta de algo ou aquilo que queremos. As necessidades podem nos ajudar a mapear o nosso estado atual e a nos dar clareza. Ela nos motiva a ir em direção ao que queremos alcançar para atingir uma vida mais plena e assim nos sentirmos realizados.

Temos diversos níveis de necessidades desde as mais fisiológicas àquelas relacionadas à autoestima ou à auto realização. Só conseguimos satisfazer as mais complexas, quando temos aquelas mais básicas atendidas.

 

Pessoas diferentes possuem necessidades diferentes

Estar atento às suas e às dos outros facilita o entendimento do que é importante priorizar na relação, para quem ambas as partes estejam satisfeitas e assim a relação seja mais duradoura.

Se no estado atual nenhuma necessidade sua está sendo atendida é provável que você esteja experimentando alguma emoção negativa ou instabilidade. Se esse for o caso, é importante que você tenha clareza em descrevê-las para que assim consiga ser racional e estratégico na busca de mudar esse estágio atual, em uma ou diversas áreas da vida.

 

Quais são as suas necessidades?

 

Abaixo, o passo a passo para ajudá-los:

  • Eu preparei uma lista de necessidades para vocês (a mesma que uso nos meus cursos e consultorias). O download pode ser feito aqui.
  • Pergunte-se: O que eu preciso para me sentir realizado na vida? Para me sentir pleno?
  • Escolha 5 necessidades de toda a lista.
  • Olhe a lista de uma certa distância e se conecte com as palavras que mais o chamam atenção. O foco não deve ser a avaliação racional de palavra por palavra, mas sim por aquilo que intuitivamente você sente uma atração. Passe o olho em toda a lista e selecione as 5 palavras finais.
  • Coloque-as em ordem de prioridade e descreva o que significa para você cada uma dessas necessidades. Uma mesma necessidade pode ser interpretada de diferentes maneiras.
  • Avalie o seu momento atual: Quais necessidades minhas estão sendo atendidas nesse momento? Quais não estão? O que posso fazer para mudar essa realidade?
  • Mantenha essa lista final em mente para ajudá-lo em suas tomadas de decisão, seja para decidir os próximos passos profissionais ou para decidir sobre um relacionamento estratégico. Quanto mais clareza você tem, mais fácil se tornam as suas escolhas.

 

Algumas perguntas que podem surgir:

  • Todos nós precisamos de água. Devo marcar essa palavra como minha necessidade?

Não necessariamente. Como disse antes, a necessidade é a falta de algo ou aquilo que queremos. Se não há escassez desse fator na sua vida, provavelmente ele não é uma necessidade. A não ser que esse elemento te traga o preenchimento de outras demandas mais elevadas, como a energia adquirida no contato com a água ou natureza, por exemplo.

  • Eu preciso de dinheiro, mas não encontrei essa palavra na lista, posso adicioná-la?

O dinheiro é um meio para um fim. Ele pode significar o suprimento de diferentes necessidades: aceitação do outro, estabilidade, poder ou mesmo fazer a diferença, por exemplo. Pense: o que o dinheiro traz para você?

 

No meu caso?

Eu tenho a “sorte” de experienciar grande satisfação nesse momento. Minhas necessidades estão, em maior ou menor grau, sendo atendidas. E por isso experiencio um maior equilíbrio e tranquilidade. Por curiosidade são elas:

Autoexpressão, liberdade, clareza, experiência (de experimentar), descoberta.

Por eu ter delimitado quais são as minhas necessidades, desde o meu relacionamento pessoal até em negócios, a relação com outras marcas se torna mais clara. Eu já deixei, por exemplo, de fazer uma parceria porque eu entendi na época que os termos, apesar de trazer benefícios imediatos, me trariam insatisfação a longo prazo por suprimir duas necessidades importantes: liberdade e experiência. Ao final, foi uma ótima tomada de decisão.

Mesmo com a minha realização atual, existe um grande risco: eu preciso estar atenta ao fator motivação, pois o atendimento dessas necessidades podem representar uma estagnação pela zona de conforto, causando a falta de senso de urgência ou mesmo de ambição. No meu caso, é algo que estou sempre monitorando para que não aconteça.

 

A auto avaliação é muito importante para a jornada de gestão da sua marca pessoal, ou branding pessoal.

O que temos de único é o que deve ser valorizado. E para que consigamos atingir nossos objetivos, de oferecer o que temos de valor para o outro, é preciso entender como o ambiente externo nos influencia ou nos provê o que precisamos para que chegarmos ao nosso melhor.

E então, conseguiu mapear quais são as suas necessidades? E quais são os seus próximos passos? Compartilhe comigo!

 

Sobre Juliana Saldanha

Sou Estrategista em Personal Branding.
Tenho como missão te ajudar a posicionar-se no mercado e comunicar o seu valor de forma relevante e memorável.

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